quinta-feira, 26 de março de 2009

Novo Programa de Rádio
RDP, Rúbrica Caleidoscópio
Antena 2

A partir de dia 4 de Abril (sábado), às 9h00, o compositor Sérgio Azevedo será o autor e locutor do programa Variações Enigma.

O objectivo é a descoberta de alguns compositores mal amados, inclassificáveis, ambíguos, incompreendidos, malditos, marginais, desconhecidos, azarados ou proscritos.

Variação 1
"Um lobo disfarçado de cordeiro"

Variação 2
"Velhos são os trapos"

Variação 3
"Música, música, negócios à parte"

Variação 4
"Quem o feio ama, bonito lhe parece"

Variação 5
"Morrem cedo aqueles que os Deuses amam"

Variação 6
"Uma carreira em forma de yo-yo"

Variação 7
"Um bota de elástico revolucionário"

Variação 8
"A 1.ª agulha a apontar o norte"

Variação 9
"A força do amor"

Variação 10
"Te (not so) bad boy of music"

Variação 11
"O Prokofiev dos Pobres"

Variação 12
"Uma história de faca e alguidar"

Variação 13
"88 teclas e tão poucos dedos"

Nota: os programas após serem emitidos ficam disponíveis para escuta (podcast) no web site da RDP.

quarta-feira, 25 de março de 2009



Guincho city by night

Há dias que parece que o verão já chegou..outros nem por isso.
Verdade, verdadinha é que quando a temperatura sobre (especialmente acima dos 20 graus) a malta é logo atacada pelo virus do verão, ou da primavera...é à escolha.

Como toda a gente sabe isso significa que, de repente, talqualmentes as flores desabrocham..o pessoal fica logo,logo disponível para aquelas actividades radicais tipo: ir à piscina com os amigos, à praia, beach parties, pools parties, night parties, o que quiserem que não meta fazer TPC's , trabalhar e onde se use pouca roupa.

Acontece que ainda não estamos lá. E como temos de ficar pelo "quase" e este período é pequeno, os alunos do chalet maravilha já estão praticamente todos a fazer avaliações, testes &tal.

Só faltam umas duas semaninhas para estarmos de férias -exceptuando os que trabalham :-((-e pleo menos vamos ter mais algum tempo disponível.

Para os "das bandas" primavera significa...concertos! Por isso já quase toda a gente fez o concertozinho da Primavera (nem a OCCO escapa!).

Eu fiz o de Carcavelos, bem agradável por sinal, porque é ao ar livre. A organização da festarola (2 dias) esteve a cargo da SRMCarcavelos.

Tem havido algumas acções interessantes (como no Carnaval) dentro do conservatório, os alunos já têm tocado para os mais pequenos, para além das actividades regulares da OCCO, mas não tem sido possível dar conta disso por falta de tempo e de recolha de imagens.

Vou ver se alguém arranja :-)

divirtam-se !
ana paula

Um mimo ...
África no seu melhor :-)

segunda-feira, 16 de março de 2009



Fa..bu..lo..sa!

Foto: Luis Quinta
Cobra rateira.
Local: S.Cristóvão

sexta-feira, 13 de março de 2009

Uma paixão assolapada

Meus Deus...uma vida sem saber disto :-))))

Um Quociente apaixonou-seUm dia
DoidamentePor uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base...
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides,
boca trapezóide,
Corpo ortogonal,
seios esferóides.

Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela.
Até que se encontraram
No Infinito.
"Quem és tu?" indagou ele
Com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa.
" E de falarem descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde
A alma irmãs
Primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz.
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Rectas, curvas,
círculos e linhas sinusoidais.
Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções
newtonianase pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.
Constituir um lar.
Mais que um lar.
Uma Perpendicular.
Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissectriz.
E fizeram planos, equações e
diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidadeIntegral
E diferencial.
E casaram-se e tiveramuma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até àquele dia
Em que tudo, afinal,se torna monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum...
Frequentador de Círculos Concêntricos.
Viciosos.
Ofereceu, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo.
Uma Unidade.
Era o Triângulo,chamado amoroso.
E desse problema ela era a fracção
Mais ordinária.
Mas foi então, que Einstein descobriu a Relatividade.
E tudo que era expúrio passou a ser Moralidade
Como aliás, em qualquer Sociedade

segunda-feira, 9 de março de 2009

Mar...Mediterrâneo

Um domingo, com o sol a fingir que estamos no Verão!

Pois é, domingo até parecia que já estávamos na melhor estação do ano.
.
Ficámo-nos pelo quase, porque bom bom, era dar um grande mergulhaço nas águas de Carcavelos beach. Mas com a temperatura da água, se nos aventurassemos seria um banho "on the rocks", geladinho! Meu querido S.Pedro: já estará na altura de seres nosso amiguinho, que a malta também é mediterrânica! Somos fervorosos adeptos do rei sol e sem ele definhamos!
.
No passado fim-de-semana a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) deu o seu Concerto de Primavera. Tive a oportunidade de ouvir o de domingo, no excelente Auditório do Colégio Maristas, em Carcavelos.

A orquestra tocou lindamente (deixo para os críticos de música os “pormenores” ). A Dirigi-la estava o Maestro Myron Michaïlidis. Por isso, naturalmente, o programa começava com a peça de Yiannis Konstantinidis , "Suite Dodecanesienne" N.º 1.

Eu já suspeitava (pela leitura da apresentação do concerto feito pela Prof.ª Ana Seara, constante no folheto da Temporada 2009 da OCCO) que ia ser bom, mas não podia adivinhar que ia adorar mesmo. Este compositor de origem grega (n.1903,m.1984), dedicou esta peça à sua Creta natal.
E Creta, para mim, é o lar da Arte Minóica (que floresceu de 3000 a 1000 A.C. e da qual restam poucos vestígios) e está no coração do Mediterrâneo, que é sol, mar, uma costa recortada de vegetação, é o branco das casas contra o azul do céu…e é gente!

A peça- pelo menos a mim- foi isso mesmo que me transmitiu, uma terra que viu muitas civilizações, que esteve no centro da actividade (comercial, artística…) mundial e que por isso gerou gente com uma alma rica, viva, e que encerra uma cultura, um saber milenar.

Foto: Elouda, Ilha de Creta, Grécia
Fonte : Turismo da Grécia
Seguiu-se o Concerto para piano e orquestra em Ré menor Wq. 23 de C. Ph. E. Bach e por fim a Sinfonia em Ré Maior N.º 2 Op. 36 de L. V. Beethoven, acompanhados ao piano por Michael Rische.

Aqui fica o site da Grécia , porque é um dos destinos turísticos mais bonitos!, e da sua nova campanha promocional.


www[dot]visitgreece[dot]gr

sexta-feira, 6 de março de 2009

You are so beautiful...to me!

You are so beautiful...

Dia 8 de Março será o dia da Mulher. Não sou muito a favor de algumas celebrações. Mas, mas... a verdade é que não foi há muito tempo que algumas mulheres se revoltaram, iniciando uma marcha de protesto contra as condições que trabalho que tinham, numa fábrica de texteis, em Nova Iorque (1857). Daí nasceu a celebração do dia da mulher. Nasceu não só por ser um dia que marcou uma viragem mas por ser também uma revolta ao que aconteceu ...algumas foram queimadas vivas na fábrica, pelo patrão...

Infelizmente, mesmo à nossa volta - e não num país longínquo e terceiro mundista - ainda há muitos homens que discriminam as mulheres, pagando-lhe um salário mais baixo do que aos homens, vedando o acesso a uma carreira (quantas vezes os homens nem precisam de ser competentes!...); batem-lhes tanto que as matam, que lhes destroem a vida e traumatizam os filhos; deixam o grosso do trabalho doméstico e assistência à família...e por aí fora. E vivem muitas vezes ao nosso lado, e quantas vezes temos de ouvir o seu discurso machista e atrasado e pouco ou nada se pode fazer...

É verdade que existem homens que são pessoas maravilhosas e que são uma presença positiva, mas o pior são os outros, os que enchem as estatísticas de números negativos.

Por isso tudo, infelizmente, ainda temos muito para celebrar o Dia da Mulher, porque ainda há muitas que precisam de ajuda.

A minha homenagem leva o nome de uma das músicas mais bonitas dedicadas às mulheres, um verdadeiro hino: "You are so beautiful" de Joe Cocker.

E a foto, de Miguel Barreira - também ele uma excelente pessoa! - mostra-nos uma grande mulher: Diana Gomes, atleta olímpica (natação).

Um bom domingo, um bom dia da mulher!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Quarta, às sete

Imagem: partitura do espólio da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos "Hino Americano"

Quartas, às sete, tenho algumas conversas interessantes, daquelas que são como as cerejas: aos cachos e que nos levam a percorrer vários ramos da árvore da vida :-)

Esta semana, passeámos por um tema, que me é muito caro: os direitos de autor.
Bastante desprezados no nosso país, grande parte da população não percebe ainda porque se faz um alarido tão grande à volta do registo de uma ideia, de uma obra de uma pessoa. Mas que importância é que isso tem?

Muita. Vejemos.
Há alguns anos atrás ainda não se tinha dado o salto nas novas tecnologias que nos permitem, actualmente, copiar imagens, sons, etc com uma facilidade estonteante. Já havia as tão estafadas fotocópias.

A facilidade é tanta que nem nos damos conta da complexidade técnica por detrás da interactividade entre programas de computador, por exemplo.

O que nos leva a acções que não estão nada longe de serem consideradas crime. Não de faca e alguidar, mas mesmo assim crime.

Quando uma pessoa cria (uma partitura, um texto, quando tem uma ideia original) está a fazer um esforço pessoal que foi fruto do seu trabalho e do seu ser.
Se pensarmos nos músicos, e nos compositores em particular, então estamos a falar da actividade 'a que se dedicam', como dizem os Espanhóis, ou seja da sua profissão, que lhes assegura a sua subsistência.

Quando estamos a usar originais, estamos a fazer com que essa obra se venda e por tal, possibilite ao seu autor receber um pagamento pelo seu trabalho. Este acto vai permitir que os preços dessas mesmas obras sejam mais acessíveis. Mas sobretudo demonstram um respeito pelo trabalho dessa pessoa. Naturalmente que esse simples acto vai permitir desenvolver uma "indústria" e criar muitas oportunidades de trabalho.
.
Desconhecia que nalguns países, se um aluno aparecer para realizar provas sem partituras originais é imediatamente dispensado. Curioso, não é? Revela-nos a importância que é dada ao tema e a seriedade com que é tratada: se um estudante de música - possivelmente um futuro profissional - não respeita os seus colegas, então será penalizado para que aprenda a importância que isso tem. Onde mais lhe dói: no seu percurso académico e nas oportunidades profissionais.
.
Da próxima vez [que forem fazer fotocópias]...pensem duas vezes. Façam uma mudança na vossa vida...mudem de atitude e ...utilizem originais!
.
Por falar em autores, aqui fica um..dos bons!
Sérgio Azevedo

segunda-feira, 2 de março de 2009

MÚSICA PARA OS MEUS OUVIDOS!


Obrigada "Forever and a day" :-)


Já é oficial: a Câmara Municipal de Cascais, vai, pela primeira vez, conceder bolsas para que os músicos das bandas do concelho possam estudar no Conservatório de Música de Cascais.

Gostaria de expressar aqui o meu agradecimento público. Afinal é também essa uma das funções dos blogs: dar voz a todos e destacar os pormenores.

Quando comecei à procura de um local onde pudesse aprender música, já sabia que um dos "portos- -seguros" eram as bandas de música, mas não poderia imaginar como, na realidade elas são responsáveis por praticamente toda a formação musical do país.

Muitas actividades de lazer -e a música não escapa à moda - estão orientadas quase exclusivamente para a população escolar (especialmente crianças), como se o resto das pessoas, ou seja das camadas etárias, não existissem; ou então para quem pode dispensar de bastantes euros para pagar aulas privadas.

Ora isto, se por um lado mostra que se percebeu da importância que tem determinadas actividades serem realizadas desde tenra idade para que seja possível desenvolver, ao máximo, as capacidades humanas, por outro, é duma tremenda injustiça para os que contribuiram - com o seu esforço, com o seu trabalho, e até com a sua luta - para que essas condições existissem.

Aquelas pessoas que não tiveram oportunidades há uns anos atrás, quando eram crianças, jovens, ou estudantes também têm direito à vida! Por isso há que alargar as actividades para além dos objectivos pedagógicos, políticos ou outros, o que significa criar oportunidades para todos, incluindo horários compatíveis com o "povinho trabalhador"!
Que se saiba só vivemos uma vez por isso há que aproveitar.
Mesmo actualmente há muitas pessoas que não conseguem aceder à música, crianças incluidas, por vários motivos com destaque para a falta de euros.
.
Mesmo que as crianças e outros alunos possam estudar gratuitamente nos conservatórios, há um pequeno aspecto que convém não esquecer: se não forem as bandas a emprestar gratuitamente instrumentos, há muito quem não possa comprar um, nem sequer alugar, porque para muitas famílias até 10 euros de despesas extra faz estourar o orçamento.

Aqueles que pensam que só têm direito a um ensino musical condigno as crianças dos 4 aos 8 anos (muitas delas empurrados/obrigados pelos pais, que têm dinheiro para pagar aulas privadas ) que podem vir a ser (ou não) pequenos génios e que estão na idade perfeita para serem trabalhados pelas instituições a seu belo prazer, estão errados. Muito errados.

Naturalmente que seria óptimo que todas as crianças pudessem ter um bom ensino musical desde tenra idade para que se possa desenvolver a sua aptidão musical, tecnica , etc. ao máximo, mas também as outras pessoas, aquelas que descobriram a música mais tarde, aquelas que apenas desejam aprender a tocar um instrumento musical, ou os jovens que com 14/15 anos já são considerados velhos, devem ter acesso a um bom ensino.
.
Mais importante do que ambicionar pela "criação" de pequenos génios - tantas vezes pessoas inadaptadas que ficam pelo caminho- é apostar na formação da população na sua generalidade, para que daí surjam então os grandes talentos.
.
Mais importante do que ter meia-duzia de sumidades musicais, é ter uma população fortemente consciente da música, da sua importância na vida das pessoas, da sociedade, que contribuirá para formar outros tantos músicos, baseados no trabalho e não no pensamento de que a genialidade cai do céu aos trambolhões e chega para fazer um bom músico e uma boa carreira.

Não há direito que instituições como os conservatórios não aceitem jovens porque já são velhos! Tudo bem que procurem crianças talentosas, mas que aproveitem também o resto da população num país onde as pessoas andam de costas viradas para a música.

Não há direito não apenas porque é injusto, mas também porque demonstra mentes muito limitadas e atrofia o bom desenvolvimento e implantação da música. Todos aqueles que a ela se dedicam profissionalmente precisam de oportunidades de trabalho. Se o panorama fôr fraco os melhores talentos terão de saír do país, o que é obviamente indesejável.

E os portugueses, na generalidade, deveriam ser civicamente mais participativos e exigir responsabilidades, porque os conservatórios são pagos com dinheiros públicos e não devem servir insteresses de A ou B (e por vezes de alguns professores que se comportam como verdadeiras primadonas impedindoo acesso de alunos porque "não gostam do nariz" deles! desperdiçando jovens talentosos e preparados) mas sim da população e do bom desenvolvimento do país.

Estes aspectos vão cruzar-se, naturalmente, com a constituição de um público melómano, bem (in)formado, consciente, de que os nossos espectáculos estão tão necessitados. Já acabaram os tempos em que se enchiam salas de espectáculo com jovens de escolas para "encher a plateia" tornando-os subsídio-dependentes e vazios de público como um balão em fuga para o céu.

Actualmente tem de se lutar pela auto-sustentabilidade, mesmo as instituições de perfil não-lucrativo. Um exemplo interessante é a Orquestra do Algarve. Também a Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada pelo Maestro Pedro Carneiro (residente no CCB) apresenta já opções para que o público -particulares, empresas,etc- apoiem financeiramente a orquestra. Estes projectos não nascem por acaso, e a vastíssima experiência internacional de Pedro Carneiro foi decisiva para a criação de mais uma oportunidade consistente para o futuro de jovens músicos em Portugal.

Tudo isto passa naturalmente, pela compreensão da importância do profissionalismo seja em que área fôr. Por tudo isto gostaria de destacar o trabalho que a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a fazer pelo desenvolvimento da música.

Sou uma pessoa bastante crítica, no sentido positivo do termo, e se em muitas áreas o Conselho de Cascais poderá não ser o melhor exemplo, neste, pelo que tenho visto, está realmente no bom caminho e por isso merece um grande obrigado de pessoas como eu que estão a beneficar da sua visão estratégica.

Posso falar pela realidade que conheço. Desde há dois anos que as escolas do ensino básico de Carcavelos estão a ter um ensino musical garantido por profissinais de música (e não por animadores !!! como é o caso de outras escolas); a banda de música de Carcavelos (SRMC) tem uma escola de música recheada de jovens, que recebe o apoio regular (não me refiro apenas à parte financeira) das entidades representativas do poder local - o que é muito bom porque representa um investimento na cultura e na formação da sua população- uma banda composta por pessoas de todas as idades e, agora, à semelhança de todas as bandas do conselho, tem a oportunidade de melhorar a sua formação musical através de bolsas para estudar no conservatório de música de Cascais.

Outro aspecto positivo é a existência do Conservatório. Pela primeira vez Cascais conta com um estabelecimento de ensino oficial que, por sorte e muito trabalho, tem à sua frente uma equipa com anos de sucesso e nome reconhecido no mundo da música, concretizado na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Uma palavra de apreço também para a feliz coincidência da escola estar instalada num edifício recuperado (o Chalet Madalena/Pensão Boaventura) que é também memória histórica do concelho.

As bolsas que a câmara disponibilizou para que os músicos das bandas do conselho possam estudar, são como um oásis no meio do deserto. Se não fosse este protocolo assinado entre a CMC, as Bandas e o Conservatório, pessoas como eu não teriam oportunidade de estudar música...porque ja somos velhos, porque não temos possibilidade de pagar as aulas..porque ...eu sei lá!

Tenho ouvido várias pessoas dizer o mesmo: esta é uma oportunidade única, é um sonho que nunca pensei realizar!

E assim, apesar de todas as dificuldades e limitações da vida, lá vamos estudando tudo o que os professores pedem, cumprindo com as exigências do curso, mas aproveitando ao máximo esta oportunidade.

Assim é nossa obrigação agradecer todo o apoio recebido e podemos garantir que aqui o investimento camarário está a ser muito bem aproveitado e irá seguramente dar resultados muito bons!
.
É esta a opinião duma leiga na matéria ;-)
.
Um muito obrigada! For ever ...and a day!






Orquestra Sinfónica do You Tube



You Tube / Symphony Orchestra


Ora cá está um acontecimento que vai mexer muito com a net, com a música e lá vai mais um solavanco que vai mexer com o mundo.


O YouTube convidou a London Symphony Orchestra para tocar uma peça e daí acabou por surgir a ideia que levou à criação da primeira orquestra mundial colaborativa. Ou seja foi aberta a possibilidade a todos os músicos amadores ou não, em todo o mundo, de concorrem apresentando a sua interpretação da peça escolhida pelo YouTube.



Hoje é dia de serem anunciados os vencedores (oxalá haja portugueses nos vencedores!) que terão a possibilidade de tocar no celebérrimo Carnegie Hall (Nova Iorque) a 15 de Abril.

A orquestra será dirigida pelo Maestro Michael Tilson



(link directo: www.carnegiehall.org/ar ticle/box_office/events/evt_13 015.html ).


Podem deliciar-se primeira com a peça da LSO que originou este acontecimento.


http://www.youtube.com/watch?v=uWkC7Aqztbo&feature=PlayList&p=AA8CE81E31603B1B&index=11


Agora ouçam outra vez, especialmente a partir do minuto 3:30. Estão a ver bem?
Sim é isso mesmo que os vossos olhos alcançam: jantes de carros!
Os percussionistas da LSO a tocarem jantes!

Só prova que a LSO tem arrojo para dar e vender e que comprova-se que os percussionaistas têm alguns parafusos (quer dizer cavilhas!) a menos que os comuns mortais!





Mais uma vez temos de "tirar o chapéu" à LSO que colocou no youtube masterclasses.
Aqui fica a de flauta, pelo músico Garrett Davies, flautista da LSO





PARABÉNS AO TIAGO SANTOS!
Já são conhecidos os vencedores desta iniciativa.
Os mais de 3000 músicos que participaram, originários de 70 países, já sabem quem são os vencedores.

Entre eles está o português Tiago Santos, de 20 anos, que está a frequentar o terceiro ano do da Licenciatura de Música, da Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Foi um dos cerca de 30 violinos escolhidos para a Orquestra You Tube que se estreará dia 15 de Abril no Carnegie Hall. Para ele ...boa sorte!

Nota: O melhor "fundo" que belo xisto! Só foi pena a "chapa" de luz..