segunda-feira, 2 de março de 2009

MÚSICA PARA OS MEUS OUVIDOS!


Obrigada "Forever and a day" :-)


Já é oficial: a Câmara Municipal de Cascais, vai, pela primeira vez, conceder bolsas para que os músicos das bandas do concelho possam estudar no Conservatório de Música de Cascais.

Gostaria de expressar aqui o meu agradecimento público. Afinal é também essa uma das funções dos blogs: dar voz a todos e destacar os pormenores.

Quando comecei à procura de um local onde pudesse aprender música, já sabia que um dos "portos- -seguros" eram as bandas de música, mas não poderia imaginar como, na realidade elas são responsáveis por praticamente toda a formação musical do país.

Muitas actividades de lazer -e a música não escapa à moda - estão orientadas quase exclusivamente para a população escolar (especialmente crianças), como se o resto das pessoas, ou seja das camadas etárias, não existissem; ou então para quem pode dispensar de bastantes euros para pagar aulas privadas.

Ora isto, se por um lado mostra que se percebeu da importância que tem determinadas actividades serem realizadas desde tenra idade para que seja possível desenvolver, ao máximo, as capacidades humanas, por outro, é duma tremenda injustiça para os que contribuiram - com o seu esforço, com o seu trabalho, e até com a sua luta - para que essas condições existissem.

Aquelas pessoas que não tiveram oportunidades há uns anos atrás, quando eram crianças, jovens, ou estudantes também têm direito à vida! Por isso há que alargar as actividades para além dos objectivos pedagógicos, políticos ou outros, o que significa criar oportunidades para todos, incluindo horários compatíveis com o "povinho trabalhador"!
Que se saiba só vivemos uma vez por isso há que aproveitar.
Mesmo actualmente há muitas pessoas que não conseguem aceder à música, crianças incluidas, por vários motivos com destaque para a falta de euros.
.
Mesmo que as crianças e outros alunos possam estudar gratuitamente nos conservatórios, há um pequeno aspecto que convém não esquecer: se não forem as bandas a emprestar gratuitamente instrumentos, há muito quem não possa comprar um, nem sequer alugar, porque para muitas famílias até 10 euros de despesas extra faz estourar o orçamento.

Aqueles que pensam que só têm direito a um ensino musical condigno as crianças dos 4 aos 8 anos (muitas delas empurrados/obrigados pelos pais, que têm dinheiro para pagar aulas privadas ) que podem vir a ser (ou não) pequenos génios e que estão na idade perfeita para serem trabalhados pelas instituições a seu belo prazer, estão errados. Muito errados.

Naturalmente que seria óptimo que todas as crianças pudessem ter um bom ensino musical desde tenra idade para que se possa desenvolver a sua aptidão musical, tecnica , etc. ao máximo, mas também as outras pessoas, aquelas que descobriram a música mais tarde, aquelas que apenas desejam aprender a tocar um instrumento musical, ou os jovens que com 14/15 anos já são considerados velhos, devem ter acesso a um bom ensino.
.
Mais importante do que ambicionar pela "criação" de pequenos génios - tantas vezes pessoas inadaptadas que ficam pelo caminho- é apostar na formação da população na sua generalidade, para que daí surjam então os grandes talentos.
.
Mais importante do que ter meia-duzia de sumidades musicais, é ter uma população fortemente consciente da música, da sua importância na vida das pessoas, da sociedade, que contribuirá para formar outros tantos músicos, baseados no trabalho e não no pensamento de que a genialidade cai do céu aos trambolhões e chega para fazer um bom músico e uma boa carreira.

Não há direito que instituições como os conservatórios não aceitem jovens porque já são velhos! Tudo bem que procurem crianças talentosas, mas que aproveitem também o resto da população num país onde as pessoas andam de costas viradas para a música.

Não há direito não apenas porque é injusto, mas também porque demonstra mentes muito limitadas e atrofia o bom desenvolvimento e implantação da música. Todos aqueles que a ela se dedicam profissionalmente precisam de oportunidades de trabalho. Se o panorama fôr fraco os melhores talentos terão de saír do país, o que é obviamente indesejável.

E os portugueses, na generalidade, deveriam ser civicamente mais participativos e exigir responsabilidades, porque os conservatórios são pagos com dinheiros públicos e não devem servir insteresses de A ou B (e por vezes de alguns professores que se comportam como verdadeiras primadonas impedindoo acesso de alunos porque "não gostam do nariz" deles! desperdiçando jovens talentosos e preparados) mas sim da população e do bom desenvolvimento do país.

Estes aspectos vão cruzar-se, naturalmente, com a constituição de um público melómano, bem (in)formado, consciente, de que os nossos espectáculos estão tão necessitados. Já acabaram os tempos em que se enchiam salas de espectáculo com jovens de escolas para "encher a plateia" tornando-os subsídio-dependentes e vazios de público como um balão em fuga para o céu.

Actualmente tem de se lutar pela auto-sustentabilidade, mesmo as instituições de perfil não-lucrativo. Um exemplo interessante é a Orquestra do Algarve. Também a Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada pelo Maestro Pedro Carneiro (residente no CCB) apresenta já opções para que o público -particulares, empresas,etc- apoiem financeiramente a orquestra. Estes projectos não nascem por acaso, e a vastíssima experiência internacional de Pedro Carneiro foi decisiva para a criação de mais uma oportunidade consistente para o futuro de jovens músicos em Portugal.

Tudo isto passa naturalmente, pela compreensão da importância do profissionalismo seja em que área fôr. Por tudo isto gostaria de destacar o trabalho que a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a fazer pelo desenvolvimento da música.

Sou uma pessoa bastante crítica, no sentido positivo do termo, e se em muitas áreas o Conselho de Cascais poderá não ser o melhor exemplo, neste, pelo que tenho visto, está realmente no bom caminho e por isso merece um grande obrigado de pessoas como eu que estão a beneficar da sua visão estratégica.

Posso falar pela realidade que conheço. Desde há dois anos que as escolas do ensino básico de Carcavelos estão a ter um ensino musical garantido por profissinais de música (e não por animadores !!! como é o caso de outras escolas); a banda de música de Carcavelos (SRMC) tem uma escola de música recheada de jovens, que recebe o apoio regular (não me refiro apenas à parte financeira) das entidades representativas do poder local - o que é muito bom porque representa um investimento na cultura e na formação da sua população- uma banda composta por pessoas de todas as idades e, agora, à semelhança de todas as bandas do conselho, tem a oportunidade de melhorar a sua formação musical através de bolsas para estudar no conservatório de música de Cascais.

Outro aspecto positivo é a existência do Conservatório. Pela primeira vez Cascais conta com um estabelecimento de ensino oficial que, por sorte e muito trabalho, tem à sua frente uma equipa com anos de sucesso e nome reconhecido no mundo da música, concretizado na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Uma palavra de apreço também para a feliz coincidência da escola estar instalada num edifício recuperado (o Chalet Madalena/Pensão Boaventura) que é também memória histórica do concelho.

As bolsas que a câmara disponibilizou para que os músicos das bandas do conselho possam estudar, são como um oásis no meio do deserto. Se não fosse este protocolo assinado entre a CMC, as Bandas e o Conservatório, pessoas como eu não teriam oportunidade de estudar música...porque ja somos velhos, porque não temos possibilidade de pagar as aulas..porque ...eu sei lá!

Tenho ouvido várias pessoas dizer o mesmo: esta é uma oportunidade única, é um sonho que nunca pensei realizar!

E assim, apesar de todas as dificuldades e limitações da vida, lá vamos estudando tudo o que os professores pedem, cumprindo com as exigências do curso, mas aproveitando ao máximo esta oportunidade.

Assim é nossa obrigação agradecer todo o apoio recebido e podemos garantir que aqui o investimento camarário está a ser muito bem aproveitado e irá seguramente dar resultados muito bons!
.
É esta a opinião duma leiga na matéria ;-)
.
Um muito obrigada! For ever ...and a day!






Sem comentários:

Enviar um comentário