quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CHALET ...MARAVILHA!



Bom dia!
Na verdade esta deveria ser a primeira mensagem...
Aqui fica a imagem do Chalet que inspirou o nome deste blogue, e um bocadinho da sua história.

(Imagem e texto, fonte: web site cmcascais)

"O Conservatório de Música de Cascais, instituição de ensino oficial de música ligada à Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, foi inaugurado a 19 de Abril de 2008, no edifício totalmente recuperado do Chalet Madalena, antiga Pensão Boaventura, no Monte Estoril, substituindo a escola de música Concertino, que funcionava desde 2002, com direcção pedagógica do maestro Nikolay Lalov.

De casa de veraneio a conservatório de música

Desde que foi descoberto pela aristocracia, na viragem do século XIX para o XX, a paisagem do Monte Estoril alterou-se profundamente. Ponteada por singulares casas de veraneio, hotéis luxuosos, casinos e jardins, assumiu-se como um destino turístico de elite. Em resposta à crescente afluência de turistas, o Chalet Madalena, propriedade de Ventura Garcia Rodrigues, foi adaptado a pensão, transformando-se num anexo do Hotel Miramar.

Por ocasião da eclosão da Guerra Civil de Espanha e da Segunda Guerra Mundial a unidade hoteleira registou um inusitado movimento de refugiados e exilados estrangeiros que, em trânsito ou estada mais prolongada, marcaram a vivência do quotidiano no concelho, em particular no Estoril.

A Pensão Boaventura assinalou uma intensa actividade sobretudo entre 1937 e 1953, data a partir da qual não foram encontrados mais registos de entrada. Em 1983, o imóvel foi adquirido pela autarquia com vista a servir de Pousada Municipal, a indivíduos e famílias desalojadas, que frequentemente acorriam ao município.

Inutilizado durante alguns anos, em 2003 o Chalet Madalena / Pensão Boaventura foi alvo de um concurso público por convite a cinco ateliers de arquitectura de nomeada, com vista à sua reabilitação e reconversão em sede e escola de música da OCCO. A proposta vencedora, da autoria do gabinete ARX Portugal Arquitectos, lda definiu novas volumetrias e linguagens, mantendo, porém, o edifício principal como elemento estruturador da composição arquitectónica do conjunto.

A reabilitação deste edificio localizado no coração do Monte Estoril correspondeu a um investimento global de um milhão e quatrocentos mil euros: de facto, a fragilidade em que se encontrava o edifício exigiu a elaboração de um projecto de recuperação e renovação atento a todos os factores de risco, nomeadamente ao nível dos aspectos estruturais, das infraestruturas técnicas, dos vários sistemas construtivos e da cobertura.

Concomitantemente, atenta a funcionalidade definida para o futuro equipamento e tendo o edifício do chalet como elemento estruturador, o projecto integrou também uma nova volumetria que se traduziu na construção de um auditório de 120 lugares, favorecido pelo extraordinário enquadramento paisagístico que é proporcionado pelo pequeno jardim e o seu denso palmeiral.

Todo o projecto ao nível ao nível dos espaços interiores e da nova volumetria obedeceu, portanto, a rígidas recomendações de acondicionamento acústico e soluções detalhadas e precisas."


outras notícias:

http://cidadaniacsc.blogspot.com/2008/04/uma-nova-casa-da-msica-no-monte-estoril.html

Sem comentários:

Enviar um comentário